Por equipe de comunucação ABES/BWW
Na tarde desta terça-feira, 24 de maio, segundo dia da Brazil Water Week – Semana da Água do Brasil, aconteceu uma sessão sobre “Condições para a Viabilização de Investimentos em Projetos de Saneamento e para a Estruturação de Novas Concessões”, dentro do tema “Financiamento”. A BWW 2022, o mais importante evento internacional sobre água e saneamento do país, uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, acontece online, em plataforma digital exclusiva e interativa.
O evento reunirá até esta sexta (27) 110 especialistas nacionais e de outros 19 países, somando mais de 40 horas de programação, que ficará disponível por 90 dias para os inscritos. Para fazer sua inscrição, acesse aqui.
O debate foi moderado e coordenado por Christian Borja-Vega, Economista Sênior do Banco Mundial. O tema leva em consideração as metas de universalização impostas pelo novo Marco Legal do Saneamento.
Com isso, a viabilização de investimentos passou a ser um dos principais desafios para o setor, sejam em novas concessões ou no financiamento de projetos e contratos existentes. Em um contexto de crise pandêmica, guerras e fortes restrições orçamentárias e fiscais, a sessão se dedicou a discutir caminhos e condições para viabilizar e intensificar esses recursos, para que não atrase ainda mais a expansão tão necessária dos serviços e que garanta a sustentabilidade dos prestadores de serviço.
Foram abordadas questões como a capacidade institucional, técnica e operacional dos tomadores para minimizar os riscos e viabilizar investimentos; aspectos regulatórios; capacidade econômico-financeira das empresas; e o papel dos investimentos na estruturação das concessões de água e esgoto devem ser evidenciados e debatidos nesse painel, contribuindo para que as citadas metas sejam alcançadas.
Os palestrantes foram Rodrigo Silveira Veiga Cabral, Sênior Financial Officer do Banco Mundial; Luciene Machado, Chefe de Departamento da Área de Parcerias em Infraestrutura Social e Serviços Ambientais do BNDES; Osvaldo Garcia, Diretor Financeiro da Sabesp; José Guilherme Souza, Sócio e Head de Infraestrutura da VINCI.
Rodrigo falou sobre como financiar ou ampliar financiamento para projetos de Água e Saneamento. Por sua vez, Luciene comentou o papel do BNDES e atuação do banco no setor, oportunidades e sobre o título verde do Egito, como exemplo. Em seguida, Osvaldo detalhou o Novo Marco Legal do Saneamento e detalhou a atuação da Sabesp no que diz respeito a investimentos. Já José Guilherme detalhou o trabalho da VINCI. Para acessar os conteúdos do Banco Mundial, acesse aqui.
Após as apresentações, os palestrantes integraram um debate sobre o tema. Quem acompanhou o evento ao vivo também teve a oportunidade de interagir em um chat enviando perguntas.
BWW Connection
Josivan Cardoso, diretor executivo da ABES e coordenador da Câmara Temática de Gestão de Recursos Hídricos da entidade, foi mais uma vez o convidado para o bate-papo do intervalo, com Daniela Lobo. Na oportunidade, ele fez comentários sobre o debate da sessão e ressaltou a importância de discutir a temática no evento.
O evento conta com o patrocínio da Sabesp, ANA, Copasa, Embasa, Funasa, Aegea, Sanasa e Sanepar.