Tema 5 – Gestão eficiente ​

Sobre o tema

O tema gestão eficiente vem se tornando fundamental dentro dos operadores de sistemas de abastecimento de água no Brasil. O Novo Marco do Saneamento traz dentro das suas premissas que a busca da eficiência operacional, a partir de um gerenciamento eficiente, está entre as prioridades das empresas que trabalham com saneamento em seus diversos aspectos. 

Desta forma, a busca das melhores práticas gerenciais, amparada nas mais novas tecnologias, equipamentos e inovação, é imprescindível, não apenas à redução de custos, mas também à melhoria do atendimento aos consumidores residenciais, comerciais e da indústria, trazendo reflexos positivos ao meio ambiente, com redução da extração de água, e preservando nossos recursos hídricos.

Neste cenário, empresas, profissionais e o meio acadêmico constroem, a cada dia, os meios necessários à obtenção de resultados: as informações, tão necessárias à aferição da situação atual e dos resultados, são cada vez mais confiáveis, sendo utilizadas para a formulação de políticas e planejamentos; a transformação digital também é uma realidade, melhorando os aspectos operacionais das organizações e apoiando a busca da eficiência; o desenvolvimento das redes de comunicação permitem o fluxo de informações e alavanca o uso da inteligência artificial na operação dos sistemas.

Devemos também enfatizar a importância da gestão do cadastro técnico, comercial e operacional, sendo fundamental que as operadoras tenham segurança e clareza de como estão operando os sistemas de abastecimento de água.

A temática da eficiência operacional, abordada no Brazil Water Week 2022, permanece relevante pois, neste período, pouco se evoluiu, sendo que as metas deverão ser alcançadas até 2034. Por isso, voltar a discutir esse tema é fundamental para que este evento de 2024 contribua com novos conhecimentos que possam acelerar a eficiência dos sistemas atuais.

Coordenador

Luiz Roberto Gravina Pladevall

Sócio-Diretor da CPS Engenharia e Soluções e Presidente da ABES-SP

Marcelo Depexe

Assessor da Diretoria de Operações da Sanepar e Coordenador da CT de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES

Estamos preparando o mais importante evento internacional de água e saneamento realizado no Brasil e queremos que você esteja conosco!

Cadastre seu email e receba todas as novidades da BWW 2024!

Patrocínio Super
Patrocínio Standard
Apoio Institucional
Realização