Palestrantes confirmados

Fernando Jorge Correia Magalhães Filho

Professor de Saneamento Ambiental no Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH/UFRGS), Presidente do Conselho Superior de Regulação da AGESAN-RS e membro do Conselho Deliberativo do DMAE de Porto Alegre. É Bolsista de Produtividade do CNPq, idealizador e membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Soluções Baseadas na Natureza (INCT SbN).

Engenheiro Sanitarista e Ambiental e Especialista em Gestão de Projetos (USP). Doutorado em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Pós-Doutorado com mobilidade internacional na Aarhus University – no Centre for Water Technology (WATEC), na Dinamarca e na Universidad Tecnológica de Pereira (Colômbia), no Grupo de Investigación en Agua y Saneamiento – GIAS.

Sua atuação acadêmica e profissional concentra-se em segurança hídrica, saneamento sustentável, reúso de água, Soluções Baseadas na Natureza (SbN), recuperação de recursos, economia circular, adaptação e resiliência climática. Desenvolve pesquisas relacionadas ao tratamento de águas residuárias, wetlands construídos, reatores anaeróbios, lagos de estabilização, micropoluentes, resistência antimicrobiana, governança do saneamento e integração entre água, energia e alimento (abordagem nexus).

Possui experiência em projetos de cooperação internacional e atuação junto a universidades, agências reguladoras, companhias de saneamento, organismos públicos e setor privado. Foi presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental em Mato Grosso do Sul (ABES-MS) e atua na integração entre universidade, governo e empresas para desenvolvimento de soluções resilientes voltadas à proteção dos recursos hídricos e à saúde pública.

É autor de mais de 90 publicações científicas, incluindo artigos em periódicos internacionais de alto impacto, livros e capítulos de livros, além de revisor de importantes periódicos internacionais nas áreas de saneamento, recursos hídricos e tecnologias ambientais. Possui índice H: 18 e mais de 1200 citações.

Estamos preparando o mais importante evento internacional de água e saneamento realizado no Brasil e queremos que você esteja conosco!

Cadastre seu email e receba todas as novidades da BWW 2026!

Patrocínio Ouro
Patrocínio Prata
Patrocínio Standard
Apoio institucional
Promoção
© 2026 | Todos os direitos reservados. ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental