Por equipe de comunicação ABES
Na primeira sessão da tarde desta segunda-feira, 23 de maio, da Brazil Water Week – Semana da Água do Brasil, especialistas nacionais e internacionais discutiram “Reúso de água como estratégia para aumento da resiliência hídrica nas cidades inteligentes”, que faz parte do Tema 2 Economia Circular.
Em sua terceira edição, o mais importante evento internacional sobre água e saneamento do país, é uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES e traz para o debate conhecimentos e experiências nos temas água e saneamento, tendo como ponto central o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6, da Organização das Nações Unidas (ONU) – Água potável e saneamento para todos: garantir a disponibilidade e a gestão sustentável.


Com moderação de Renato Giani Ramos, coordenador da Câmara Temática de Dessalinização e Reúso da ABES, a sessão contou com presenças dos especialistas internacionais Menahem Libhaber, Consultor do Banco Mundial (Israel/Estados Unidos); Nuno Brôco, Presidente Executivo da Águas de Portugal – Grupo AdP; e Stela Goldenstein, Country Coordinator do International Finance Corporation (IFC) – 2030 Water Resources Group.
“Cada vez mais a gente tem discutido a questão do reúso no Brasil e a gente traz também o cenário global. A gente tem visto ainda dificuldades na implementação desse reúso. A importância de ter essa diversidade de matriz hídrica é uma discussão que a gente já tem há algum tempo, mas ainda estamos caminhando a passos muito lentos”, pontuou o moderador.


Após detalhar as experiências em cada país, os palestrantes integraram um debate sobre o tema. Quem acompanhou o evento ao vivo também teve a oportunidade de interagir em um chat enviando perguntas.
A Brazil Water Week começou nesta segunda (23), online, em plataforma digital exclusiva e interativa. Toda a programação do primeiro dia está aberta no canal da ABES no YouTube (clique aqui para assistir). Nos demais dias, até sexta (27), a programação será transmitida somente em plataforma digital exclusiva e interativa e ficará disponível por 90 dias para os inscritos. Para fazer sua inscrição, acesse aqui.
No total, são cinco dias inteiros com mais de 40 horas de conteúdo online e 110 especialistas do Brasil e de outros 19 países, compartilhando suas experiências sobre os temas. Nas semanas anteriores, a BWW contou com seis sessões especiais gratuitas no canal da ABES no YouTube (assista aqui). O evento conta com o patrocínio da Sabesp, ANA, Copasa, Embasa, Funasa, Aegea, Sanasa e Sanepar.

BWW Connection
No bate-papo do intervalo, conduzido pela jornalista Daniela Lobo, Marisa Guimarães, coordendora do Comitê Organizar do evento, falou sobre suas impressões o primeiro dia, e Witan Silva, coordenador nacional do programa Jovens Profissionais – JPS da ABES, destacou as Oficinas de Educação Ambiental do JPS, que integram a programação paralela da BWW e acontecerão nesta terça e quinta (26), às 15h, no canal da ABES no YouTube. Acesse aqui – Oficina 1 | Acesse aqui – Oficina 2.
