Notícias

Especialistas falam sobre gestão de perdas na prática e obtenção de resultados na penúltima sessão da BWW

Assunto foi debatido por representantes das organizações EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres, LADWP Los Angeles Department of Water and Power; Enops Engenharia e Sanepar, com moderação de Röver Machado, coordenador da Câmara Temática de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética da ABES e coordenador do Tema "Gestão Eficiente".

Por equipe de comunicação ABES/BWW

A primeira sessão da tarde desta sexta-feira, 27 de maio, da Brazil Water Week – Semana da Água do Brasil, teve como assunto “Gestão de Perdas na Prática: Foco na Obtenção de Resultados”, dentro do tema “Gestão Eficiente”.

Promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, a Semana da Água do Brasil, está em sua terceira edição (segunda no formato online), reunindo 110 especialistas nacionais e de outros 19 países. Considerada o streaming do saneamento, a BWW disponibilizará todo o conteúdo online da programação (mais de 40 horas) por 90 dias para os inscritos. Para fazer sua inscrição, acesse aqui.

O debate contou com moderação de Ricardo Röver Machado, coordenador da Câmara Temática de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética da ABES e coordenador do Tema “Gestão Eficiente”. 

“Nos últimos anos, as empresas de saneamento têm dado grande importância à redução de perdas, que foi considerada na edição do novo Marco Regulatório e na Portaria nº 490 do Ministério do Desenvolvimento Regional [MDR]. Ainda assim, os resultados deixam a desejar. Para termos bons resultados, devemos focar na gestão sob diversos aspectos: capacitação, tecnologias e métodos que dialogam diretamente com a redução de perdas. Para abordar essa questão com a profundidade necessária, a Brazil Water Week traz a este painel profissionais de elevando conhecimento e grande prática no assunto, para alcançar a todos de modo objetivo, com o correto direcionamento das ações que reduzirão os índices de perdas”, afirmou o moderador, no início da sessão.  

Os palestrantes foram Ricardo Guimarães, Responsável da Área de Perdas da EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres; Ariel Flores, do LADWP – Los Angeles Department of Water and Power; Carlos J. T. Berenhauser, Diretor Presidente ENOPS Engenharia, diretor da ABES-SPCarlos Berenhauser, diretor da ABES-SP, coordenador da Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da Seção SP e coordenador adjunto do Tema Gestão Eficiente ; e Marcelo Depexe, Engenheiro da Diretoria de Operações da Sanepar – Companhia de Saneamento do Paraná.

Após as apresentações, os convidados integraram um debate sobre o tema. Quem acompanhou o evento ao vivo também teve a oportunidade de interagir em um chat enviado perguntas. 

Brazil Water Week contou com cinco dias inteiros de discussões relevantes, conhecimentos e experiências sobre água e saneamento, focadas em alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6. Esta edição do evento teve patrocínio da Sabesp, ANA, Copasa, Embasa, Funasa, Aegea, Sanasa e Sanepar.

BWW Connection

Luiz Pladevall, presidente da ABES-SP, encerrou o último bate-papo do intervalo, com Daniela Lobo. Em sua participação, Pladevall comentou sobre o cenário do Brasil em relação aos outros países no que diz respeito às perdas de água, tema da penúltima sessão do evento.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Outras notícias

Assessoria de Comunicação da ABES

Ana Paula Rogers
11 9 8493 3662 (Claro e WhatsApp)
11 9 5820 0080 (TIM)
anapaularogers@gmail.com
imprensa@abes-dn.org.br
anarogers@foco21comunicacao.com

Suely Melo
11 9 8839 0380 (WhatsApp)
11 9 5981-9321
suelymelo@foco21comunicacao.com
melo.suelymelo@gmail.com
imprensa@abes-dn.org.br

Estamos preparando o mais importante evento internacional de água e saneamento realizado no Brasil e queremos que você esteja conosco!

Cadastre seu email e receba todas as novidades da BWW 2024!

Patrocínio exclusive
Patrocínio Master
Patrocínio Super
Realização