Sobre o tema
A intensificação da cooperação internacional no setor de água é a razão primordial da existência da Brazil Water Week. Este tema focará nos aspectos específicos da cooperação para difusão de conhecimento e assistência técnica e na ação articulada entre associações e foros internacionais na promoção da agenda da água.
A discussão de melhores práticas, a difusão de conhecimento e a assistência técnica são demandas crescentes, principalmente quando se trata de experiências entre países em desenvolvimento. Aproximar as experiências dentro da América Latina e Caribe e na relação com África e Ásia é um objetivo das discussões deste tema, adicionando à relação com os países da OCDE, particularmente com Portugal e Espanha, de especial importância para o Brasil e a América Latina. A discussão abrangerá representantes de países e de agências e bancos multilaterais de fomento e financiamento. Este será o foco de uma das sessões.
O tema tratará também da agenda das associações e foros internacionais, focando na continuidade das linhas de discussão e de mobilização na cadeia de eventos do setor, nacionais, regionais e mundiais. Será dado destaque à agenda da América Latina e Caribe, no relacionamento entre ABES e AIDIS, com destaque para o Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental em Lima, e na estruturação do Fórum Latino-americano das Águas e, no nível global, discutindo os resultados do Fórum Mundial da Água em Bali, a COP 30 em Belém em 2025 e o processo de preparação do Congresso Mundial da IWA no Brasil em 2030. Este será o foco da segunda sessão deste tema.
Coordenador
Alceu Guerios Bittencourt
Presidente Nacional da ABES
Marcel Costa Sanches
Secretário-Geral da ABES e Superintendente de Assuntos Regulatórios da Sabesp