Engenheiro civil, Samuel Moreira é deputado federal pelo estado de São Paulo, no segundo mandato. Na Câmara dos Deputados, foi relator da Reforma da Previdência. No Governo do Estado, foi secretário-chefe da Casa Civil (2016-2018).
Como deputado federal, é membro da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania, da Comissão de Educação, da Comissão de Minas e Energia e está na comissão que analisa a PEC 32, da Reforma Administrativa. Também participou ativamente da Comissão Mista de Orçamento, da Comissão da Viação e Transporte, da Comissão Especial do Saneamento Básico, da Comissão Especial da Reforma Política e do Pacto Federativo, além de ter sido vice-presidente da CPI dos Fundos de Pensão.
Foi deputado estadual por dois mandatos, presidente da Assembleia Legislativa (2013-2015), líder do Governo Geraldo Alckmin (2011) e do PSDB (2008-2009). Foi presidente da CPI da Bancoop (2010), que apurou fraudes na Cooperativa dos Bancários de São Paulo.
Iniciou a vida pública como prefeito de Registro (1997-2004), quando obteve aprovação de 87,5% dos eleitores. Em 2000, foi considerado, em pesquisa realizada pela revista IstoÉ, o melhor prefeito do Estado. Reeleito, concluiu o segundo mandato, e, em seguida, aceitou o convite do então prefeito de São Paulo, José Serra, e trabalhou como subprefeito de São Miguel Paulista, bairro com mais de 400 mil habitantes.
Presidiu o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira (Codivar), a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul. Além disso, foi superintendente da Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo (Sabesp).