Notícias

Cooperação internacional e capacitação serão discutidas na Brazil Water Week. Leia entrevista com os coordenadores do tema

Múltiplos olhares sobre o assunto e a discussão de casos concretos de apoio a países com condições mais desfavoráveis em termos de água e saneamento serão abordados no Tema 5 coordenado por Ana Silvia Santos e Sérgio Ayrimoraes.

Expandir a cooperação internacional e a capacitação requer ir além das abordagens fragmentadas em pesquisa, mas fortalecer holisticamente as diferentes estruturas sociais, políticas e econômicas do setor de saneamento. Nesta edição da Brazil Water Week (Semana da Água do Brasil), pretende-se avaliar os diferentes arranjos para criação e compartilhamento global de conhecimento científico e conhecer políticas e estratégias de governança colaborativa na identificação de oportunidades e desafios na implantação de tecnologias futuras. 

Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, o mais importante evento internacional sobre água e saneamento do país, será online, de 23 a 27 de maio, em plataforma exclusiva e interativa, com 20 sessões. A BWW 2022 soma 49 instituições parceiras e 110 participantes do Brasil e do exterior.  (Para conhecer a programação e fazer sua inscrição).

Ana Silvia Pereira Santos, professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e fundadora do reusodeagua.org, e Sérgio Ayrimoraes, especialista da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), são os coordenadores deste Tema 5 “Expansão da cooperação internacional e capacitação”.

Em conversa com o Portal ABES Notícias, eles destacam a importância de debater o assunto, conhecer boas práticas internacionais e refletir sobre suas aplicabilidades à realidade brasileira. “Em poucos momentos da história do Brasil o saneamento e os recursos hídricos foram tão discutidos, noticiados e debatidos em todas as esferas, da técnica à política”, ressaltam os especialistas. “As sessões sobre cooperação internacional e capacitação da BWW 2022 são um convite a esse aprimoramento e inspiração. Vale a pena conferir!”, adiantam.

Confira a entrevista

Portal ABES Notícias – Quais serão os principais pontos da discussão sobre a expansão da cooperação internacional e a capacitação no saneamento?

Ana Silvia Santos e Sérgio Ayrimoraes – A cooperação internacional e a capacitação são fundamentais quando tratamos das metas de universalização pactuadas pelos Estados Membro das Nações Unidas na Agenda 2030. Tanto no mundo quanto no Brasil ainda há muita desigualdade relacionada aos serviços de saneamento, que deve ser universal, equitativo, seguro e acessível a todos. Além disso, devem ter especial atenção para as necessidades das mulheres e meninas e daqueles em situação de vulnerabilidade. As sessões sobre o tema na BWW 2022 privilegiarão os múltiplos olhares sobre o assunto e a discussão de casos concretos de apoio a países com condições mais desfavoráveis em termos de água e saneamento.

Portal ABES Notícias – Na visão de vocês, como as parcerias globais devem ser estabelecidas para que sejam traduzidas em novos produtos, serviços e processos como instrumentos da universalização?

Ana Silvia Santos e Sérgio Ayrimoraes – As parcerias globais são essenciais para a gestão dos recursos hídricos, especialmente em bacias hidrográficas e aquíferos transfronteiriços, bem como para o intercâmbio de experiências, lições aprendidas e boas práticas para aprimoramento da gestão das águas e do saneamento. Na BWW 2022, teremos uma sessão dedicada à apresentação da experiência do apoio técnico de Portugal a países africanos, que guardam muita relação com as regiões ainda carentes de saneamento no Brasil, incluindo a periferia dos centros urbanos e a área rural. A partir desse exemplo prático, debatedores com diferentes experiências internacionais e no país poderão discutir a aplicabilidade das ações e suas próprias vivências no tema. 

Portal ABES Notícias – É fácil demonstrar que educação e treinamento em água não são custos, mas investimentos?

Ana Silvia Santos e Sérgio Ayrimoraes – Apesar da capacitação ser obviamente importante, nem sempre é fácil demonstrar suas potencialidades e benefícios. Para tentar suprir essa lacuna, organizamos sessão na BWW 2022 com uma proposta diferente e uma olhar mais amplo sobre o necessário engajamento da sociedade. Nessa sessão, o papel dos diferentes atores na valorização da água e na gestão de serviços de saneamento será apresentado a partir da perspectiva técnica, da sociedade, dos jovens e das mulheres. Cada ator tem uma necessidade, exige uma forma diferente de treinamento e é a soma das diferentes perspectivas que resultará no aprimoramento do tema no Brasil e no mundo.

Portal ABES Notícias – A missão do Reusodeagua.org, grupo do qual é fundadora, é gerir e compartilhar conteúdo relacionado ao reúso de água com foco em ações educacionais, científicas e de produção de dados. Eventos como o BWW ajudam a cumprir esses objetivos?

Ana Silvia Santos – O reusodeagua.org nasceu do desejo das fundadoras de retribuir à sociedade, o investimento que ela própria fez na nossa carreira profissional, ao longo de muitos anos de educação e pesquisa na universidade pública. São muitos anos de aprimoramento técnico-científico que devemos compartilhar com a sociedade, e mais recentemente, contando com o apoio dos novos gestores. Este também é um dos objetivos de um evento como a BWW. É compartilhando e trocando experiências, que crescemos todos juntos em prol de um objetivo maior, que se traduz no bem-estar de uma população saudável e com acesso adequado a água e saneamento. 

Portal ABES Notícias – A BWW traz a troca de experiências entre diversos profissionais e representantes do setor e, assim, também é uma oportunidade para expandir a cooperação internacional. Você acredita que essa interação possa contribuir para o surgimento de novos projetos? Quais suas expectativas para o evento?

Ana Silvia Santos e Sérgio Ayrimoraes – Por se tratar do principal evento internacional sobre água e saneamento realizado no Brasil, a BWW 2022 é uma excelente oportunidade para que profissionais que atuam no país possam interagir com colegas de experiência internacional, brasileiros e estrangeiros. Dessa interação, é natural que surjam reflexões, propostas e ações direcionadas a novos projetos, inclusive de cooperação internacional. 

No caso específico das sessões previstas sobre expansão da cooperação internacional e capacitação na gestão das águas e no saneamento, o intuito é justamente fornecer subsídios para que as reflexões e os debates ocorram em maior intensidade. Primamos pela diversidade e, ao mesmo tempo, pelo foco. Desse modo, a nossa expectativa é grande no sentido de propiciar um momento de discussão de alto nível durante a BWW2022 e de contribuir para futuros arranjos no setor.

Portal ABES Notícias – Qual mensagem gostaria de deixar ao público que estará presente na BWW?

Ana Silvia Santos e Sérgio Ayrimoraes – Em poucos momentos da história do Brasil o saneamento e os recursos hídricos estão sendo tão discutidos, noticiados e debatidos em todas as esferas, da técnica à política. Para que esse debate seja cada vez mais qualificado, é importante conhecer as boas práticas internacionais e refletir sobre suas aplicabilidades à realidade brasileira. Nesse contexto, as sessões sobre cooperação internacional e capacitação da BWW 2022 são um convite a esse aprimoramento e inspiração. Vale a pena conferir! 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Outras notícias

Assessoria de Comunicação da ABES

Ana Paula Rogers
11 9 8493 3662 (Claro e WhatsApp)
11 9 5820 0080 (TIM)
anapaularogers@gmail.com
imprensa@abes-dn.org.br
anarogers@foco21comunicacao.com

Suely Melo
11 9 8839 0380 (WhatsApp)
11 9 5981-9321
suelymelo@foco21comunicacao.com
melo.suelymelo@gmail.com
imprensa@abes-dn.org.br

Estamos preparando o mais importante evento internacional de água e saneamento realizado no Brasil e queremos que você esteja conosco!

Cadastre seu email e receba todas as novidades da BWW 2024!

Patrocínio exclusive
Patrocínio Master
Patrocínio Super
Realização