Notícias

BWW: Daniel Nolasco, consultor em Água e Saneamento na América Latina e Caribe, integra sessão sobre economia circular

Serão discutidos os avanços tecnológicos voltados a esta temática e as principais práticas utilizadas em várias partes do mundo.  

Debate será em torno dos avanços tecnológicos voltados a esta temática e as principais práticas utilizadas em várias partes do mundo.  

Daniel Nolasco, consultor em Água e Saneamento na América Latina e Caribe, será um dos palestrantes da Brazil Water Week 2022 (Semana da Água do Brasil), o mais importante evento internacional sobre água e saneamento do país, que começa nesta segunda, 23 de maio, e vai até sexta (27), online, em plataforma digital exclusiva e interativa.

Realizada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, esta edição do evento contará com 20 sessões e profissionais de 49 instituições parceiras do Brasil e do exterior e 110 participantes do Brasil e de outros 19 países compartilhando suas experiências durante 5 dias de programação – que ficarão disponíveis por 90 dias na plataforma. (Saiba mais e faça sua inscrição aqui)

Na ocasião, o palestrante vai falar sobre “O papel da economia circular para promoção das estações sustentáveis de tratamento de esgoto”. O objetivo deste tema na BWW é discutir os avanços tecnológicos voltados a esta temática e as principais práticas utilizadas em várias partes do mundo. 

“A BWW é o evento mais importante sobre água e saneamento na América do Sul. Transcende o Brasil e a Região e projeta seus frutos para o mundo”, afirma Nolasco. 

Confira a entrevista: 

Portal ABES Notícias – Como você vê a contribuição da Brazil Water Week para este momento das discussões sobre água e saneamento no Brasil e no mundo? 

Daniel Nolasco – A BWW é o evento mais importante sobre água e saneamento na América do Sul. Transcende o Brasil e a Região e projeta seus frutos para o mundo: tecnologias, conhecimento, networking, ideias… A contribuição deste evento sempre supera as expectativas dos participantes. 

Portal ABES Notícias – Você vai falar sobre o papel da economia circular para promoção das estações sustentáveis de tratamento de esgoto. De que forma o Brasil poderia se beneficiar das experiências do seu país relacionadas a economia circular?  

Daniel Nolasco – Sim. Mostrarei resultados reais dos conceitos canadenses de otimização promovidos pelo Banco Mundial e implementados nas instalações de recuperação de recursos hídricos da Sabesp. Os resultados são impressionantes: redução do CapEx e OpEx ao mesmo tempo em que atende aos requisitos de efluentes. Em resumo, conseguindo mais com menos. 

Portal ABES Notícias – Quais são os principais desafios para termos estações sustentáveis de tratamento de esgoto atualmente?  

Daniel Nolasco – Entender que estas estações não só reduzem a poluição, mas também são fundamentais para recuperar nutrientes, reutilizar água, gerar eletricidade e regenerar os corpos de água receptores. Estamos agora transformando o termo estações de tratamento de águas residuais em instalações de recuperação de recursos hídricos. Vou mostrar como fazer isso maximizando o uso da infraestrutura existente. Em outras palavras, capacitar o primeiro R dos 5Rs ou Economia Circular (Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Recuperar e Regenerar). 

Portal ABES Notícias – Algum case de sucesso que merece ser citado? 

Daniel Nolasco – Como mencionei, o caso da Sabesp, no qual centenas de milhões de dólares foram economizados ao utilizar conceitos de Economia Circular e práticas de Auditoria de Processos. É o que será mostrado em minha apresentação. 

Portal ABES Notícias – Quais são suas expectativas para o evento? 

Daniel Nolasco – São muito altas, como nas outras edições da BWW das quais participei. 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Outras notícias

Assessoria de Comunicação da ABES

Ana Paula Rogers
11 9 8493 3662 (Claro e WhatsApp)
11 9 5820 0080 (TIM)
anapaularogers@gmail.com
imprensa@abes-dn.org.br
anarogers@foco21comunicacao.com

Suely Melo
11 9 8839 0380 (WhatsApp)
11 9 5981-9321
suelymelo@foco21comunicacao.com
melo.suelymelo@gmail.com
imprensa@abes-dn.org.br

Estamos preparando o mais importante evento internacional de água e saneamento realizado no Brasil e queremos que você esteja conosco!

Cadastre seu email e receba todas as novidades da BWW 2024!

Patrocínio exclusive
Patrocínio Master
Patrocínio Super
Realização