Notícias

Brazil Water Week 2024: tecnologias aplicadas à gestão de redução de perdas são destaque em sessão do segundo dia

Satélite, inteligência artificial, learning machine e digitalização de redes para reduzir as perdas nos sistemas de abastecimento de água são alguns dos temas abordados por especialistas da Alemanha, Peru e Brasil.

Satélite, inteligência artificial, learning machine e digitalização de redes para reduzir as perdas nos sistemas de abastecimento de água são alguns dos temas abordados por especialistas da Alemanha, Peru e Brasil.

Experiências nacionais e internacionais para identificação de vazamentos, com objetivo de aumentar a produtividade e assertividade na localização e reduzir a duração dos vazamentos não-visíveis foram debatidas durante a sessão “Tecnologias aplicadas à gestão de redução de perdas” da Brazil Water Week (BWW) – Semana da Água do Brasil 2024, nesta terça-feira, 4 de junho. O assunto integra o tema 5 da BWW “Gestão Eficiente”, assunto fundamental para os operadores de sistemas de abastecimento de água nacional.

A BWW, o mais importante evento internacional de discussão sobre água e saneamento realizado no país, é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) até esta sexta (7), de forma online, em plataforma digital exclusiva e interativa, com o tema central “Água e Saneamento para o desenvolvimento sustentável”. O conteúdo da BWW 2024 ficará disponível online por 90 dias para os inscritos. Você ainda pode se inscrever para acompanhar o evento (clique aqui).

Luiz Pladevall, sócio-diretor da CPS Engenharia e Soluções e presidente da ABES-SP e coordenador do Tema 5 desta edição, foi o moderador desta sessão que contou com: Adriano Camino, sócio-diretor da Nortech; Gustavo Valverde, gerente de Projeto Sênior na Xylem do Peru; Nivaldo Rodrigues da Costa Junior, superintendente de Desenvolvimento Operacional da Sabesp, e Nicolas Caradot, chefe do grupo “Cidade Inteligente e Infraestrutura” – Kompetenzzentrum Wasser Berlin, um centro de pesquisa aplicada sem fins lucrativos na Alemanha.

O superintendente da Sabesp, Nivaldo Rodrigues da Costa Junior, discorreu sobre como a questão tecnológica tem orientado o combate às perdas, principalmente em São Paulo. “Vivemos numa área de stress hídrico, com adensamento populacional muito grande. Buscar novos mananciais é muito mais difícil, então temos que trabalhar com redução de perdas, esse é o nosso objetivo”, explica. Segundo ele, neste cenário, as tecnologias são fundamentais, mas com a ressalva de que devem ser sempre precedidas pelas boas práticas de combate às perdas: “As tecnologias devem potencializar e incrementar os resultados”, concluiu.

A tecnologia para detectar vazamentos não visíveis por satélite, que também foi utilizada em São Paulo, foi o tema apresentado por Adriano Camino, sócio-diretor da Nortech. De acordo com o executivo, o caso da Sabesp foi um desafio, por se tratar de uma região bastante crítica, com todos os tipos de interferência. “E, neste caso, em 288 km foram confirmados 82 vazamentos e aumentamos a eficiência da equipe em 478%”, destacou.

Gustavo Valverde, da Xylem, palestrou sobre a detecção de vazamentos que se concentram na primeira etapa, em tubulações de grandes diâmetros. Ele explicou como a técnica Smart Ball, utilizada há muitos anos, vem sendo aplicada: “E, por experiência, sabemos que a investigação acústica para detectar vazamentos acaba encontrando outras anomalias como conexões ilegais, como consumo não autorizado”.

Já o Nicolas Caradot, deu uma visão geral da digitalização das redes de águas urbanas e das soluções digitais em gestão de águas. Abordou temas como machine learning modelling (modelo de aprendizagem de máquina) e como a tecnologia está sendo aplicada, por exemplo, para avaliar a qualidade da água em rios para permitir a abertura de áreas para o nado, nos Jogos Olímpicos, que serão realizados em Paris.

No final, Pladevall ressaltou a importância do assunto. “Foram mais de 330 inscritos assistindo ao vivo nossa sessão hoje, o que demonstra a extrema relevância do tema para o nosso setor”.

BWW Connection

A palestra do BWW Connetion deste segundo dia abordou o tema “Crise climática: o fenômeno global e os eventos extremos no Rio Grande do Sul”. A apresentação foi feita especialista Vânia Elisabete Schneider, doutora em engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental e professora da Universidade Federal de Sergipe – Instituto de Pesquisas sobre Desastres (IPD/UFS).

Após a palestra, a apresentadora Daniela Lobo recebeu no estúdio da BWW 2024 para o bate-papo do intervalo Luis Eduardo Grisotto, diretor da ABES-SP e coordenador do tema 7 –“Financiamento do setor de saneamento”, além de coordenador da Câmara Técnica de Gestão de Recursos Hídricos da Seção; e Marisa Guimarães, coordenadora-geral desta edição do evento e do Tema 4 – “Regulação”, coordenadora da Câmara Temática de Regulação e Tarifas da abes e diretora da ABES e diretora da ABES-SP.

O bate-papo contou também com a presença, de forma virtual, de especialistas do Rio Grande do Sul Anderson Ruhoff, professor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH/UFRGS); Nanci Begnini Giugno, engenheira, mestre em planejamento urbano e regional; Rafael Volquind, coordenador da Câmara Temática de Meio Ambiente da ABES e coordenador do Tema 8 da Brazil Water Week – “Meio ambiente, mudança climática e segurança hídrica”; e Paulo Robinson da Silva Samuel, presidente da ABES-RS.

A Diretoria Nacional da ABES também marcou presença no BWW Connection. Participaram online Mário Guerino (vice-presidente); Lucia Coelho (diretora) e Vanessa Britto (diretora Nordeste)

Os convidados falaram sobre o cenário do Rio Grande do Sul, fortemente atingido entre abril e maio por chuvas e enchentes, deixando parte do estado em baixo d’água. Também analisaram se as mudanças ocasionadas pelo aquecimento global, somadas às características hidrológicas do estado, contribuem para situações extrema.

Compartilhe

Outras notícias

Assessoria de Comunicação da ABES

Ana Paula Rogers
11 9 8493 3662 (Claro e WhatsApp)
11 9 5820 0080 (TIM)
anapaularogers@gmail.com
imprensa@abes-dn.org.br
anarogers@foco21comunicacao.com

Suely Melo
11 9 8839 0380 (WhatsApp)
11 9 5981-9321
suelymelo@foco21comunicacao.com
melo.suelymelo@gmail.com
imprensa@abes-dn.org.br

Estamos preparando o mais importante evento internacional de água e saneamento realizado no Brasil e queremos que você esteja conosco!

Cadastre seu email e receba todas as novidades da BWW 2024!

Patrocínio Master
Patrocínio Super
Patrocínio Standard
Apoio Institucional
Realização